Imposto de Renda: como declarar financiamento imobiliário?

Chegou o momento de declarar o Imposto de Renda e bateu a dúvida: como faço a declaração de financiamento imobiliário? De fato, na hora da declaração é preciso tomar bastante cuidado para preencher todas as informações corretamente e evitar problemas futuros como ter que pagar valores ainda mais altos de impostos para a Receita Federal. Confira as outras dicas que preparamos para você:

Bens e Direitos

O primeiro passo na declaração de Imposto de Renda de financiamento imobiliário é a aba “Bens e Direitos” do formulário da Receita Federal. Aqui, devem ser usados códigos específicos como: 11 para apartamentos, 12 para casas e 13 para terrenos. 

Em seguida, no campo “Discriminação”, você precisa detalhar algumas informações, por exemplo, a forma de pagamento, o valor pago na entrada, quanto custou do FGTS e o valor do financiamento. 

Dívida

Uma dica muito importante é que o financiamento não deve ser lançado como uma dívida no Imposto de Renda e por isso não se deve colocar o valor total do mesmo. Até porque, o financiamento pode ter sido contraído em 25 anos, mas seja quitado em 15 anos, por exemplo. Nesse sentido, influencia diretamente no valor final, pois serão pagos menos juros.  Após quitar o financiamento imobiliário, automaticamente já vai ativar o valor final na declaração do Imposto de Renda.

Então, qual valor do imóvel eu devo declarar? 

Como dito anteriormente, é exigido detalhar algumas informações na hora da declaração de Imposto de Renda. Neste caso, o que está sendo pago do financiamento. Sendo assim, você informa quanto deu de entrada e quantas prestações já foram quitadas. O que fica declarado é todo o somatório do que foi pago no presente ano. 

Um exemplo prático é: você comprou o imóvel em maio, deu uma entrada de R$ 50 mil e financiou R$ 800 mil, pagando R$ 100 mil ainda neste ano. O que deve ser declarado é o valor que deu de entrada e quantas prestações pagou. Essa será a sua situação no campo de 31 de dezembro do ano anterior à declaração. 

Atualização 

Sempre na virada de cada ano é preciso atualizar a declaração do Imposto de Renda com informações sobre o financiamento. No caso de você ter pago mais parcelas, deve repetir a ação de colocar quanto deu de entrada e o total de prestações pagas. 

Por exemplo, você deu uma entrada de R$ 50 mil, pagou R$ 100 mil no ano da compra do imóvel e no novo ano mais R$ 150 mil. Deve-se colocar o somatório final e mostrar ao fiscal como chegou no valor total de R$ 300 mil. Vale ressaltar que os juros integram esses custos de aquisição do imóvel e, portanto, devem ser ativados na hora da declaração. 

E no caso de venda? 

No decorrer dos anos em que um financiamento dura, pode haver uma venda do imóvel. Neste caso, você deve informar quanto já tinha pago, deixar a situação no ano anterior com o somatório pago e informar o preço da venda. 

Informações corretas 

Por fim, é muito importante que sejam passadas para a Receita Federal informações corretas e evitar assim problemas com o fisco. Até porque, tudo o que a pessoa compra e gasta precisa ter um lastro financeiro e condizer com o orçamento anual que recebe. 

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Imposto de Renda: como declarar financiamento imobiliário?