Acreditamos que pequenos hábitos podem mudar o mundo! Separar o lixo é um deles. Pode parecer ser uma ação tão simples que nem pensamos muito sobre o tamanho de sua importância para o meio ambiente. Saber como descartar de maneira adequada cada tipo de resíduo é muito importante na hora do recolhimento e no reaproveitamento dos objetos, gerando um ambiente sustentável, uma natureza mais limpa e produtiva.
Quando separamos corretamente o lixo, auxiliamos no processo de reciclagem. Esse processo é muito benéfico para o planeta, já que muitos materiais, como vidro, plástico, papel e metal, podem ser reciclados e se tornar novos objetos.
No post de hoje do nosso blog, vamos trazer algumas dicas para você começar a separar o lixo reciclável em casa:
1 - Tente não misturar lixo orgânico com materiais recicláveis
Talvez o primeiro passo para começar a separar o lixo é lembrar de nunca misturar restos de alimento com o lixo reciclável. Tenha dois espaços, um para cascas de legumes e frutas, por exemplo, e outro para plásticos e metais.
2 - Lave as embalagens recicláveis
Essa dica às vezes pode parecer boba, mas tem uma grande importância no processo. Ao descartar embalagens de leite, garrafas de sucos e refrigerantes ou latas, passe uma água antes de colocá-las no lixo. Isso evita o acúmulo de insetos e moscas.
3 - Cuidado com o descarte de vidros
Garrafas e frascos podem ser depositados normalmente, mas se o vidro estiver quebrado você deve o embrulhar em algo como jornal ou o colocar em alguma caixa. Assim você evita que alguém se machuque no processo de coleta.
4 - Mantenha o lixo sempre tapado
Tanto para o lixo reciclável quanto o orgânico, opte por recipientes fechados. Isso afasta insetos que são atraídos pelo cheiro de comida.